Bem-vindo a ARUR

Associação dos Reumáticos de Uberlândia e Região

Idealizada a partir de um pequeno grupo de portadores de artrite e incentivados pelos reumatologistas Dr. Roberto Ranza, Dr. Paulo Eduardo Martins, a psicóloga Celina Vieria, a fisioterapeuta Silvana Cardoso e a assistente social Marta Anlsemo, surge em 1996 a ARUR.

Somos uma instituição não governamental sem fins lucrativos, sediada em Uberlândia, Minas Gerais.

Aqui as pessoas com reumatismo são recebidas e criamos um centro comunitário de atendimento e ambiente de convivência, oferecendo a oportunidade de trocar experiências, realizar atividades físicas, obter tratamento fisioterápico, fazer parte de programas de terapia ocupacional, programas sociais e educação em saúde.

shutterstock_248866879.jpg

Afinal, o que é reumatismo?

 As doenças reumatológicas comprometem às emoções. As questões emocionais, tem impacto na dor crônica. A psicoterapia promove grandes efeitos no emocional e psíquico do portador da doença. 

A saúde mental pode ser definida como a sensação de bem-estar que decorre do equilíbrio positivo entre emoções e um convívio social produtivo e gratificante. Não quer dizer ausência de doença, pois estas, se bem tratadas, deixam de interferir na qualidade de vida da pessoa. O bem-estar mental tem a ver, portanto, com a capacidade individual de lidar com os problemas físicos e emocionais de maneira adequada. 

Assim, melhorar a compreensão e a expressão emocional pode ser muito eficaz para reduzir, entre outras coisas, a dor. Apesar de os sintomas não desaparecerem completamente na maioria dos casos, muitos pacientes conseguem melhorar consideravelmente sua qualidade de vida ao trabalhar suas emoções. 

Devido a isso, o correto enfrentamento dessa doença é essencial para superá-la. Dessa forma, não hesite em procurar um profissional de saúde mental. Ele poderá ajudar a combater os sintomas mais agudos do problema. 

Nossa Equipe

Missão

Promover o bem estar psicossocial para pessoas com doenças reumáticas e seus familiares, através de orientações, informações e apoio acerca das doenças contribuindo para melhor qualidade de vida.

Visão

Ser referência no Brasil para pessoas com doenças reumáticos.

Valores

Credibilidade, ética, qualidade dos serviços prestados e respeito a vida.